Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Osteopata em Londrina: 5 problemas em que ele pode te ajudar!


A osteopatia é uma especialização da fisioterapia, que tem por princípio, tratar o corpo de forma integrada, buscando não apenas aliviar dores ou desconfortos mas também trazer o reequilíbrio no organismo. Hoje, já é possível ter um acompanhamento completo por meio de um osteopata em Londrina, no Paraná.

Existe uma série de transtornos e disfunções que podem ser diagnosticados e tratados pelo osteopata. Isso vale para vários públicos, como crianças (inclusive recém-nascidos e prematuros), gestantes, atletas, idosos, entre outros. Sem dor e sem a necessidade de medicamentos. 

Neste artigo, você vai entender melhor como funciona as técnicas aplicadas pelo osteopata e listamos 5 tipos de transtorno em que ele pode atuar, ajudando a alcançar a cura. 

1º: Elimine as dores com a ajuda de um osteopata em Londrina

Você provavelmente deve conhecer alguém que sofre com dores de pescoço, coluna, cabeça ou articulações. Elas estão entre as principais queixas dos brasileiros, porém, muitas vezes a única forma procurada para eliminá-las são os analgésicos. 

O alívio por meio desse tipo de medicamentos é válido, porém, eles não vão tratar a raiz de todo esse desconforto. 

O fisioterapeuta osteopata inverte esse caminho: descobre o que desencadeia a dor para assim, começar o tratamento. Por exemplo: uma dor de cabeça pode ser causada por uma má postura ou alguma disfunção na coluna cervical

Por meio de manipulações (as mais conhecidas são a de estalar partes do corpo), tudo que estiver tensionado ou desequilibrado voltam ao seu estágio natural, descomprimindo assim várias partes do corpo. O alívio e a cura, então, são alcançados. 

2º : Ajude seu bebê com a osteopatia pediátrica


Também contamos hoje com a osteopatia pediátrica em Londrina. Esse trabalho é voltado para as crianças, inclusive para recém-nascidos. 

Alguns problemas de assimetria ou de desenvolvimento podem surgir e ser identificados logo após o parto. Por isso, já é possível fazer todo o acompanhamento da criança e da mãe, até mesmo no momento do nascimento. 

Para as crianças, as técnicas manipulativas são mais leves e assim como para os adultos, não causa nenhuma dor ao paciente. 

A osteopatia pediátrica é muito recomendada em casos de bebês com refluxo, cólicas, dificuldades em dormir, plagiocefalia (conhecida como “cabecinha torta”), entre outras disfunções. 

3º: Problemas de postura também podem ser corrigidos

Com o esforço repetitivo ou mesmo com o longo tempo sentados no trabalho, muitas pessoas acabam desenvolvendo problemas de postura.

Em alguns casos, é como se um lado do paciente estivesse “arqueado”. Mas são vários os problemas que podem surgir (ou que já são crônicos ao paciente) e podem ser tratados pela osteopatia. 

A escoliose é um exemplo. Nesse transtorno, a coluna acaba ficando em formato de S ou C, perdendo seu alinhamento correto. O acompanhamento precoce diminui os riscos de dores e de piora neste quadro de saúde. 

4º: A osteopatia também atua em problemas do sistema digestivo e emocionais

Como a osteopatia tem por princípios a união de vários conhecimentos em anatomia, fisiologia e patologia, questões envolvendo o sistema digestivo e o sistema nervoso central também podem ser tratadas pelas técnicas manuais. 

Algumas das doenças em pacientes atendidos pelo fisioterapeuta especializado nessa área são o refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato e constipação

Na questão emocional, são constatadas melhoras significativas em quadros clínicos de ansiedade, estresse, depressão e distúrbios do sono

5º: O tratamento pode prevenir uma série de transtornos

Além de tratar doenças, a osteopatia também pode ajudar a preveni-las. 

No caso dos atletas, por exemplo, o acompanhamento do osteopata ajuda a evitar lesões e prevenir distúrbios neuromusculares. 

Mas o público em geral, do bebê ao idoso, estão aptos a receber essas terapias manuais que ajudam a identificar riscos e permitem a regeneração do corpo. 

Precisa de ajuda?

Além de todos os problemas citados nesse texto, a atuação do osteopata ainda se expande por outras áreas. No nosso blog, você pode encontrar mais informações sobre elas nos meus artigos. 

Para você que quer passar por uma avaliação de um osteopata em Londrina, é só clicar no link abaixo para fazer um agendamento. Até mais!

Marque uma consulta